Como uma paleta de cor pode te ajudar na apresentação do teu projeto?
- livre.lab
- 11 de nov. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de jan. de 2021
As cores são um elemento visual que chamam bastante atenção em uma apresentação, a escolha da paleta de cor pode tanto conquistar os olhos de quem está lendo o projeto, assim como pode desagradar a leitura devido a desordem e ou contrastes criados pelas cores utilizadas na apresentação. A paleta de cor é um conjunto de cores pré-selecionadas, sendo utilizadas em harmonia de acordo com o círculo cromático, para criar uma identidade visual, sendo bastante utilizada na área da arquitetura e design.
A maioria das pessoas tem bastante dificuldade em escolher as cores na hora de montar a apresentação do projeto, seja ela em prancha ou na composição de um render. E para auxiliar neste processo, existem alguns princípios que a gente pode utilizar para definir uma paleta de cor que seja harmônica entre si.

Agora que você já sabe o que é uma paleta de cor, aprenderemos como criá-las.
O primeiro passo é entender um pouquinho sobre a teoria das cores e o círculo cromático. Teoria das cores é o estudo das cores, desde a forma como elas são interpretadas pelo nosso cérebro e até como aplicá-las no dia a dia. Vários estudiosos como Aristóteles, Leonardo da Vinci, Goethe e Isaac Newton se dedicaram a entender o papel das cores, e foi este último quem criou o círculo cromático que também carrega seu nome, o círculo de Newton.
O círculo cromático é uma representação das cores que são identificadas pelo olho humano, ele é dividido em 12 partes representadas pelas cores. O círculo é composto pelas cores primárias (amarelo, vermelho e azul), secundárias (mistura de duas cores primárias) e terciárias (mistura das cores primárias com cores secundárias).
Assim, o círculo cromático acaba sendo a principal ferramenta para a criação de paletas de cor, pois ele permite criar combinações baseadas nas Regras da harmonia de cores, criando um equilíbrio harmônico a partir da cor selecionada como Cor de base ou cor principal.
Existem diversas formas de se criar paletas harmônicas, e hoje nós vamos passar uma dica da Adobe, o Adobe color, um gerador de paletas de cor disponível gratuitamente no próprio site da adobe: https://color.adobe.com/
Como utilizar o Adobe Color?
Após abrir o site: https://color.adobe.com/ aparecerá uma tela com o círculo cromático, no círculo selecione a Cor de base que você deseja utilizar. Na lateral esquerda da tela perceba que aparecem algumas combinações pré-definidas que são baseadas na Regra de harmonia de cores. Vamos explicar rapidamente sobre cada uma:
Análogas: são aquelas que estão próximas umas das outras dentro do círculo cromático.
Monocromáticas: são vários tons de uma única cor.
Tríade: A combinação de cores tríade é feita utilizando três cores equidistantes, formando um triangulo equilátero dentro do círculo cromático.
Complementares: são as cores que estão opostas no círculo cromático.

Após definir uma dessas combinações que você acredita que mais se encaixa com o teu projeto, você pode utilizar exatamente essa paleta de duas formas:
Repare na parte de baixo do círculo cromático que aparecem as informações sobre cada uma das cores da paleta, e ainda aparece o Modo de cor que você precisa (RGB, CMYK, HSV, LAB). Você pode selecionar o Modo de cor que deseja utilizar, e utilizar os códigos de cada uma das cores que aparecem ali.
Além disso, existe uma forma mais fácil, você pode salvar essa paleta na sua Creative Cloud e logo depois utilizá-la nos programas da Adobe para montar a sua apresentação, seja no InDesign, Illustrator ou Photoshop, é só abrir um dos softwares, importar a sua paleta prontinha e começar a utilizar a sua paleta de cor. Super prático né! J
Por hoje é isso pessoal, esperamos que vocês façam ótimo uso dessa ferramenta da Adobe, até a próxima!
Autora Karim G. Conteratto
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal da Fronteira Sul e colaboradora do blog.
Comentários